Teste do desenho do relógio (TDR) (Sunderland et al., 1989)
Trata-se de um teste simples para avaliar funções executivas e habilidades visuo-especiais. Existem vários sistemas de pontuação, em geral aplicamos o proposto por Sunderland et al, 1989 (abaixo). Além do resultado final, a observação do tempo e das estratégias usadas pelo paciente para desempenhar a tarefa são muito informativos. Como qualquer teste neuropsicológico, cuidado especial deve ser dado para a correção pelo nível educacional.
Dê uma folha de papel em branco (tamanho A4), deixe que a pessoa escolha livremente o local a ser utilizado.
Diga ao paciente: “Desenhe um relógio com todos os números no mostrador e coloque os ponteiros marcando 2 horas e 45 minutos.”
Se, por iniciativa própria, ela achar que não ficou bem e quiser desenhar de novo, é permitido.
Pontuação:
Relógio e número estão corretos | 6-10 pontos |
Tudo está correto | 10 |
Leve desordem nos ponteiros (p. ex.: ponteiro das horas sobre o 2) | 9 |
Desordem nos ponteiros mais acentuada (p. ex: apontando 2h20) | 8 |
Ponteiros completamente errados | 7 |
Uso inapropriado (p ex: marcação digital ou círculos envolvendo números) | 6 |
Relógio e números incorretos | 1-5 pontos |
Números em ordem inversa, ou concentrados em alguma parte do relógio | 5 |
Números faltando ou situados fora dos limites do relógio | 4 |
Números e relógio não conectados; ausência de ponteiros | 3 |
Alguma evidência de ter entendido as instruções, mas pouca semelhança com relógio | 2 |
Não tentou ou não conseguiu representar um relógio | 1 |
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